Como a parceria com a Nexxys mudou a forma da SKY comprar mídia offline

dezembro 3, 2020 | | Notícias |

O mercado de mídia offline começa a quebrar padrões enraizados para entrar de vez na Era dos Dados. Essa transformação começa na forma como é medida. Fazer com que o anunciante entenda com clareza o resultado que cada um de seus esforços publicitários traz para o seu negócio é o grande passo para inovação neste setor. Um sonho distante? Nem um pouco. E a SKY, maior operadora de TV por assinatura via satélite do país, comprova que este futuro já chegou.

A companhia está presente em todos os municípios do Brasil, com mais de 5,3 milhões de clientes. Com essa capilaridade e complexidade, possui um forte pilar de vendas e é também um dos maiores anunciantes do mercado. Seu alto volume de investimento em comunicação demandava ferramentas mais precisas para entender comportamentos, processos e padrões, para, assim, elevar o retorno sobre este tipo de investimento. A empresa tinha como desafio encontrar uma solução mais assertiva de mensuração que englobasse não só o digital, mas também a mídia offline.

 

Audiência não é indicador de eficiência

Antes do trabalho com a Nexxys, a SKY fazia os seus investimentos em mídia offline da forma tradicional, a partir do binômio audiência/target. Dado um determinado budget, a agência apresentava seu plano de mídia buscando atingir a maior audiência no target da SKY, a partir dos indicadores de audiência média disponíveis para os programas dos veículos.

Como criadora do conceito de analytics em mídia offline, a Nexxys já tinhapor meio do seu histórico de trabalho, o entendimento de que o tamanho de uma audiência, mesmo que dentro de um target específico, não estava correlacionado com a real eficiência gerada por uma campanha. E que para maximizar o real resultado de uma campanha – ou seja, a sua capacidade de gerar demanda para o anunciante – era necessária uma abordagem capaz de fazer exatamente isso: medir com precisão o engajamento gerado.

 

Uma solução para geraranalisar e aplicar dados em mídia offline

Utilizando a solução de Otimização de Mídia Offline (OMO) criada pela Nexxys, o time da SKY passou a ter acesso a um entendimento preciso e inédito sobre a capacidade de cada investimento gerar demanda para a empresa. E, a partir daí, entender a eficiência de cada ação, ou seja, seu real custobenefício 

 Esse entendimento abriu as portas para uma nova forma de compra de mídia offline, baseada não mais em audiência, mas sim em custobenefício para a geração de demanda de TV por assinatura. 

Após cerca de duas semanas, a Nexxys já tinha gerado dados suficientes para o primeiro dataset de analytics de mídia offline da SKY. Através dos algoritmos de otimização há anos aprimorados pela empresa, utilizando esse dataset para gerar o primeiro plano de mídia otimizado de TV para a SKY, inaugurando uma nova forma de compra de mídia offline para a empresa. 

 

Compra de mídia seis vezes mais eficiente

“A Nexxys trouxe um modelo completamente diferente e inovador de compra de mídia para nossa empresa”, explica Alex Rocco, diretor de marketing e comunicação da SKY. Passou a ser possível para nós tangibilizar verdadeiramente o resultado do investimento realizado, maximizando o engajamento que conseguimos para cada real investido. Agora, nossas reuniões são baseadas em números, dados e fatos. Não mais suposições ou espaço para achismo. Por conta dessa nova forma de operar, a SKY tornou sua compra de mídia seis  vezes mais eficiente do que era antes.”

“O mercado de mídia offline pode trazer resultados incríveis para anunciantes. Porém é fundamental que métricas de performance sejam geradas, para assim permitir a inteligência de dados necessária para a entrega do resultado que tanto anunciantes como veículos tanto buscam”, explica Rodrigo Sanches, CEO da Nexxys. “Nosso objetivo é mostrar que é possível gerar métricas de performance para mídia offline, e a partir daí, otimizar pesadamente os resultados obtidos. Estamos verdadeiramente apresentando um novo paradigma de performance para investimentos em mídia offline”.

Rocco conclui: “A capacidade de gerar dados reais, precisos e relevantes sobre a eficiência de suas campanhas. Este é o único caminho que a SKY quer trilhar quando o assunto é estratégia de mídia. Precisamos acabar com a disputa entre online e offline. O que importa é a mídia que traz o melhor resultado para seu investimento. E a Nexxys tornou isso possível para a SKY”. 

Write a comment