NEXXYS - Enterprise Intilligence NEXXYS - Enterprise Intilligence
AUTOR

Mídia off-line: já pensou em medir a performance da sua campanha de TV?

Analisar mídia off-line por performance já é uma realidade. Entenda como aproximar essa mudança das estratégias de marketing.

A principal razão pela qual os investimentos em mídias digitais são tão massivamente adotados por anunciantes está no fato da publicidade online já ter nascido com métricas claras de engajamento do consumidor. Para o off-line, a lição aprendida aqui é que, quanto mais formas de mensurar e analisar, melhor poderão ser as estratégias de marketing. Mas, você já se perguntou como medir efetivamente os resultados dos seus investimentos em mídia off-line? Já se questionou se há meios de pensar em otimizar a performance de mídia off-line?

O fim da mídia off-line já não é mais pauta, porém anunciantes ainda têm dúvidas sobre como obter  mais de seus investimentos em mídias tradicionais. O que acontece, no entanto, é que, apesar de reconhecerem a relevância dela, principalmente quando seu foco é gerar vendas, tomam a decisão baseada em uma informação que não valida a estratégia adotada: a audiência do veículo. Com os métodos mais utilizados de hoje, realmente é difícil justificar um investimento off-line e dizer se ele realmente foi o mais adequado.

Métricas de audiência

Informação central para a tomada de decisão com relação a um plano de mídia, a audiência não dá ao anunciante uma métrica ou análise que possa apoiá-lo no que diz respeito a real eficiência de sua campanha. Afinal, se dois anunciantes diferentes comprarem o mesmo plano de mídia, as métricas de audiência serão exatamente as mesmas, porém terão resultados distintos, uma vez que eles têm produtos, capilaridades, preços e valores de marca diferentes, e assim por diante.

Hoje, com a mídia online e seus analytics, anunciantes possuem formas de medir eficiência e, nesse contexto, os veículos tidos como tradicionais – TV, rádio, etc –  acabam por perder espaço num momento em que provar a efetividade dos investimentos direciona o negócio. 

Vale, no entanto, ressaltar que a falta de uma métrica de eficiência para o off-line não diminui o impacto que tal mídia de massa possui, tampouco sua representatividade como potencial gerador de engajamento para marcas. Mas, como resolver esta questão tão contemporânea para um modelo de negócio que foi criado muito antes da revolução digital?

Mídia por Performance

Quando falamos em mídia off-line por performance a questão central a ser analisada é a campanha e não mais o veículo. Usando a mesma ótica aplicada à mídia on-line, na qual cada anunciante, individualmente, pode ter métricas que entregam dados sobre a sua campanha e o seu negócio, a empresa passa a contar com inteligência empresarial aplicada à mídia off-line. O objetivo é de poder entender o custo/benefício  de cada ação de marketing e, então, reajustar a alocação dos esforços para assim maximizar os resultados.

Para compreender o impacto que tal análise pode gerar para uma estratégia de negócios basta imaginar poder saber qual o engajamento uma peça veiculada na emissora A gerou frente a mesma peça que foi ao ar na emissora B. Diante dos dados levantados, é possível entender formatos, horários, ações, entre outras oportunidades, que melhor performam para a sua marca especificamente. Isso lhe parece distante da realidade?

Otimização de Mídia off-line

Pois não é. A NEXXYS, por meio da sua solução de Otimização de Mídia Off-line, possibilita que marcas possam entender a real entrega de engajamento que investimentos em campanhas de mídia tradicional trazem para o negócio. Esta é uma das suas soluções de gestão baseada em dados, batizadas pela empresa de soluções  DDM – Data-Driven Management.

Soluções de DDM integram tecnologia, processos e pessoas, e tem como objetivo viabilizar um novo patamar de performance para várias funções empresariais específicas, como, por exemplo, a compra de mídia off-line.

A evolução do mundo corporativo já mostra que a boa gestão de dados deve ser a base para o desenho de qualquer estratégia, inclusive, de marketing. Nesse contexto, gerar informações  claras, específicas, relevantes e corretas para que líderes tomem decisões assertivas também é um papel da mídia off-line no momento atual.

Caso tenha ficado interessado em obter mais informações sobre o assunto, além de acompanhar este blog, você pode acessar nosso portal e entender mais sobre nossas soluções, ou entrar em contato conosco para discutir o assunto.


Notice: Undefined variable: user_ID in /home/nexxysc/public_html/wp-content/themes/nexxys-original/comments.php on line 21

0 Comentários